Professora Teresa Peña eleita membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa
Aos professores do Instituto Superior Técnico eleitos membros correspondentes da Academia das Ciências de Lisboa, junta-se agora a docente Teresa Peña em junho de 2024.
A docente do IST/DECN/DF, professora Maria Teresa de la Peña Stadler, é o mais recente membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. A eleição da docente decorreu na em plenário da classe de Física, esta terça-feira, 18 de junho de 2024, da qual a docente do Técnico passa a fazer parte.
Os académicos correspondentes de cada classe são indicados pelos académicos efetivos da respetiva classe, sempre que se verificar uma vaga na mesma. Os nomes indicados são depois apresentados ao sufrágio, e para a eleição é indispensável a maioria absoluta dos votos dos académicos efetivos da classe presentes. Entre os deveres principais de um académico correspondente estão: a presença nas sessões plenárias e da classe a que pertençam; a inclusão nos trabalhos da Academia, desempenhando as funções para as quais foram designados ou eleitos por deliberação da Academia ou da classe a que pertencem; o incremento das atividades das secções a que pertençam; e ainda a apresentação de comunicações próprias, memórias, relatórios, propostas, projetos e sugestões de trabalhos.