Doutoramentos
Os programas de doutoramento do Técnico são oferecidos em associação com universidades nacionais e internacionais, existindo casos em que é conferido grau duplo. Os estudantes participam ativamente em projetos de investigação nacionais e internacionais, são incentivados a patentear os resultados inovadores da sua investigação e estimulados a criarem um espírito empreendedor.
O DECN está atualmente a coordenar a bolsa de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), intitulada:
Química de Materiais (ChemMat): ênfase em funcionalidades ópticas elétricas e magnéticas. Destina-se a fornecer educação e formação avançada em Química, incluindo ferramentas preparativas avançadas, com um profundo conhecimento das propriedades elétricas, ópticas e magnéticas dos materiais, a fim de enfrentar os desafios mais recentes no desenvolvimento de materiais avançados com ênfase em materiais nanoestruturados e multifuncionais. Também integrada no Programa de Doutoramento em Química do Departamento de Engenharia Química (DEQ/IST), desde 2015.
O DECN presta ainda colaboração num outro programa doutoral oferecido pelo Departamento de Física (DF/IST), nomeadamente:
Engenharia Física Tecnológica (PDEFT): cobre algumas áreas de especialização dos seus professores e investigadores, em estreita colaboração com as unidades de investigação associados ao Departamento de Física:
- Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
- Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
- Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP)
- Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
- INESC Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN)
- Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
- Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)
As principais áreas do PDEFT são:
- Astrofísica e Gravitação
- Física dos Plasmas, Fusão Nuclear, Fotónica e Lasers Intensos;
- Física da Matéria Condensada, Nanotecnologia e Física do Estado Sólido;
- Física das Partículas e Física Nuclear.
Outras áreas de investigação do Departamento de Física (e.g. Energias Renováveis) são igualmente cobertas por este Programa.
O Programa Doutoral em Engenharia Física Tecnológica, em conjunto com o Programa Doutoral em Física integram o 3º ciclo de estudos superiores resultantes da aplicação do Acordo de Bolonha. Eles complementam a formação básica do 1º e 2º ciclos (Licenciatura e Mestrado) em Engenharia Física Tecnológica.