Áreas Científicas
O DECN está organizado em áreas científicas que representam os seus domínios de intervenção ao nível de ensino, investigação e prestação de serviços, e que integram os seus investigadores e professores.
Cada área estrutura-se, no plano pedagógico, por grupos de disciplinas e participa na distribuição anual de serviço docente e de unidades curriculares oferecidas pelo DECN. Cada área intervém ainda na oferta de formação ao nível do Doutoramento, do DECN ou em co-tutela com outros departamentos do IST ou outras Universidades.
As áreas científicas do DECN são, atualmente, as seguintes:
Tecnologias Nucleares e Protecção Radiológica
Responsável: Doutor Eduardo da Costa Alves
Utilizam fontes de radiação ionizante (aceleradores de partículas e feixes, reatores nucleares, fontes radioativas e materiais radioativos). Abordam também os aspectos de Proteção Radiológica relacionados à avaliação dos riscos para os indivíduos e o meio ambiente decorrentes dos efeitos potencialmente prejudiciais da exposição a radiações ionizantes em múltiplos domínios, desde investigação fundamental até às aplicações em saúde, meio ambiente, indústria, energia, engenharia e segurança. Uma atenção especial é dedicada também à Educação e Formação de profissionais, para dotá-los ou fortalecer os seus conhecimentos e competências nas Tecnologias Nucleares e em Proteção Radiológica.
Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas
Responsável: Doutor António Gonçalves
Apresentam um espectro alargado de actividades, em domínios tão diversos como os da ciência dos materiais, património cultural, ambiente e saúde, dedicados à investigação científica e inovação e à docência nos 3 ciclos do ensino superior. Agrega ainda um conjunto de tecnologias e diversas infra-estruturas científicas únicas em Portugal.
As actividades de investigação, ensino e serviços desenvolvidas em cada área e os investigadores e docentes nelas integrados, podem ser consultadas nas páginas à esquerda.