Emissões de veículos automóveis em meios urbanos

No dia 12 de dezembro de 2024, a aluna do Campus Tecnológico e Nuclear, Inês Lopes, defendeu a sua tese de doutoramento em Engenharia do Ambiente no Instituto Superior Técnico.
O seu trabalho, intitulado “Chemical Source Profiling of Exhaust and Non-exhaust Traffic Emission Sources in Portugal”, teve como objetivo caracterizar as emissões de veículos automóveis em meios urbanos para apoiar as autoridades na formulação de planos de ação para a melhoria da qualidade do ar. Trata das emissões provenientes da ressuspensão de poeiras, abrasão de pneus e desgaste de travões que se têm tornado uma preocupação crescente à medida que os veículos elétricos e híbridos ganham popularidade. Embora reduzam as emissões de gases de escape, estes veículos não eliminam as emissões de não exaustão, devido ao peso das baterias, o que intensifica o desgaste dos componentes. Dada a sua contribuição para a poluição atmosférica e os impactos na saúde, é crucial que estas emissões sejam alvo de regulamentação, monitorização rigorosa e desenvolvimento de tecnologias que mitiguem o problema.
Esta tese foi orientada pelas investigadoras Marta Almeida do IST/C2TN, Célia Alves da Universidade de Aveiro e Kati Lehtoranta da VTT Technical Research Centre of Finland.
Parabéns à Inês pela sua conquista e pela valiosa contribuição para a melhoria da qualidade do ar em áreas urbanas!

