Alargamento da família dos condutores moleculares em bicamada, com a introdução de quiralidade

No dia 19 de Novembro de 2024, o Gonçalo Lopes defendeu a sua Tese de Doutoramento em Química intitulada “Molecular Bilayer Conducting Systems Towards Chirality” no @tecnico_lisboa, sob a orientação de Sandra Rabaça, investigadora do C2TN - Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares e contou com Manuel Almeida, investigador coordenador do C2TN e do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares, e José António Paixão, professor e investigador do Centro de Física da Universidade de Coimbra, como coorientadores.
A sua investigação teve por objetivo o desenvolvimento de novos materiais moleculares, em particular o alargamento da família dos condutores moleculares em bicamada, com a introdução de quiralidade a estes sistemas.
O trabalho de Gonçalo destaca a importância destes materiais no estudo das propriedades elétricas e magnéticas não convencionais. Com a introdução da quiralidade, surge a possibilidade de observar o efeito da anisotropia eletromagnética quiral (eMChA) nestes sistemas moleculares, abrindo, assim, novas perspetivas para o desenvolvimento de Materiais Moleculares Avançados.
Os nossos parabéns ao Gonçalo pela sua conquista!