Acolhimento de novos professores e investigadores celebrado na 10.ª edição do Shaping the Future do Técnico
Ao longo de uma década, programa tem contribuído para a adaptação de novos profissionais à cultura da Escola, auxiliando-os no desenvolvimento de carreira.

Docentes e investigadores do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares participaram na 10.ª edição do Workshop "Shaping the Future", promovido pelo Instituto Superior Técnico, que decorreu entre os dias 30 de junho e 2 de julho, em Caparide, dando mais um passo rumo à excelência académica.
O programa Shaping the Future continua a oferecer formação e a facilitar a adaptação dos novos docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico, potenciando o seu rendimento profissional e académico e procurando transmitir-lhes os valores da instituição.
Foram 14 os investigadores em início ou progressão de carreira no Campus Tecnológico e Nuclear que participaram nesta iniciativa, que reforça o compromisso do Técnico com a inovação, talento e ciência de ponta.
Durante dois dias e meio, a calendarização abordou, de entre outros, os tópicos:
- liderança académica e gestão de carreira;
- impacto positivo de um período de sabática;
- equilíbrio entre ensino e a componente de investigação;
- boas práticas internacionais e estratégias de captação de financiamento;
- instrumentalização da inteligência artificial a favor da docência.
Mais tarde, o almoço conjunto foi mais uma oportunidade para conhecer colegas novos e trocar experiências.
Luís Lemos Alves recordou que, a par do workshop anual, o Shaping the Future inclui também uma componente de financiamento, “de ajuda aos professores e investigadores no arranque do seu período experimental”, e outra de mentoria, com “cada um deles [a ter] um mentor designado que os acompanha e ajuda no desenvolvimento da carreira”.
Ler mais: https://bit.ly/3Ik7o8f
