Aplicação da radiação em áreas como a saúde, a sustentabilidade, o património cultural e os materiais avançados
Rita Pires, estudante de Doutoramento, foi distinguida com o prémio de melhor póster pelo seu trabalho sobre a valorização de compostos bioativos em microalgas, através de técnicas de irradiação.

Investigadores do C2TN - Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Técnico, Joana Madureira, Luís Ferreira e Pedro Santos, juntamente com a estudante de doutoramento em "Ciências dos Alimentos" da NOVA FCT, Rita Pires, participaram na 3.ª Conferência Internacional sobre Aplicações da Ciência e Tecnologia das Radiações (ICARST-2025), organizada pela International Atomic Energy Agency (IAEA), que teve lugar entre os dias 07 e 11/04, em Viena, Áustria.
A equipa do C2TN apresentou resultados recentes sobre a aplicação da radiação em áreas como a saúde, a sustentabilidade, o património cultural e os materiais avançados.
Joana Madureira destacou o uso da radiação na valorização de resíduos agroalimentares, promovendo a recuperação de compostos de elevado valor acrescentado, e demonstrou que extratos de bagaço de azeitona irradiado podem ser aplicados para prolongar a conservação de frutas frescas.
Pedro Santos apresentou dois estudos: o primeiro, no âmbito do projeto "DEDICATE" da IAEA (CRP F23035), sobre a produção de implantes médicos 3D com polímeros biocompatíveis e os efeitos da esterilização por radiação; o segundo, em colaboração com a Cultural Heritage Agency of the Netherlands, dedicado à conservação de documentos em papel irradiados desde 1991.
Luís Ferreira abordou o desenvolvimento de bioadsorventes nanomagnéticos para a recuperação de terras raras, recorrendo a radiação gama e líquidos iónicos. No âmbito do projeto “SECURE” da IAEA (CRP-F22082), apresentou ainda os efeitos da exposição de materiais celulósicos a protões de alta energia.
Durante o evento, Rita Pires foi distinguida com o prémio de melhor póster pelo seu trabalho sobre a valorização de compostos bioativos em microalgas, através de técnicas de irradiação. Descreveu a experiência como “particularmente inspiradora” e sublinhou o “potencial transformador da radiação nas áreas da nutrição e da saúde”. A investigação é orientada por Joana Silva (Allmicroalgae) e coorientada por Luís Ferreira (C2TN) e Márcia Ventura (NOVA FCT).