Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas

img template

A área de Ciências Químicas e Radiofarmacêuticas estrutura-se em:

Química-Física do Estado Sólido e dos Elementos f

As actividades científicas neste domínio integram a investigação fundamental e aplicada em diferentes tipos de materiais, tanto sintetizados como naturais, incluindo compostos com elementos f, e o estudo das suas propriedades físicas, multifuncionais, eléctricas e magnéticas com possíveis aplicações nos domínios da electrónica e da optoelectrónica, da saúde, catálise e energia. Esta investigação é adequadamente feita através do acesso a uma ampla gama de técnicas complementares de síntese e caracterização, permitindo enfrentar os desafios atuais da ciência dos materiais avançados e contribuir para o estabelecimento de correlações entre a estrutura cristalina e as suas propriedades físicas.

A oferta formativa decorre no âmbito do Programa Doutoral em Quimica de Materiais.

Geociências Nucleares

O campo "Geociências Nucleares" é dedicado ao desenvolvimento e aplicação de métodos nucleares e relacionados para a análise elementar e isotópica e métodos de datação absoluta para resolver questões de património geológico, ambiental, hidrológico e cultural.A investigação é orientada para inovação através do acesso a vários laboratórios de preparação de amostras e técnicas complementares para uma caracterização detalhada de materiais de natureza diversa. As atividades abrangem os domínios de geoquímica, biogeoquímica, mineralogia, oceanografia e hidrologia, possibilitando abordagens mecanísticas aos processos geológicos e ambientais. É também uma prioridade desta subárea a promoção de redes nacionais e internacionais focadas no ensino.

A oferta formativa decorre ao nível de doutoramento e no âmbito do curso Técnicas Nucleares para a Valorização do Património Cultural.

Ciências Radiofarmacêuticas

As Ciências Radiofarmacêuticas visam a concepção e avaliação pré-clínica de sondas radioactivas para Imagiologia Molecular através de PET ou SPECT e para Terapia Dirigida com radionuclídeos, em sintonia com as prioridades societais na área das Ciências da Vida e da Saúde. É um campo multidisciplinar que envolve a contribuição da Química, Radioquímica, Ciências Farmacêuticas e Biologia. Esta área de investigação apresenta um valioso potencial translacional e é relevante para o diagnóstico e tratamento de patologias oncológicas, cardiovasculares ou neurodegenerativas, contribuindo para a implementação da Medicina molecular personalizada. Para atingir este objectivo, é necessário desenvolver radiofármacos inovadores dirigidos a alvos específicos baseados numa gama alargada de radionuclídeos terapêuticos ou para imagem, com a capacidade de visualizar ou influenciar vias moleculares e biológicas associadas a doença.

A disciplina de Radioquímica é oferecida no âmbito do Mestrado de Protecção e Segurança Radiológica.

Em função das solicitações, o curso de Preparação e Controlo de Qualidade de Radiofármacos poderá ser oferecido.