Técnico celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual com seis projetos inovadores

Um dos seis projetos inovadores de investigadoras do Técnico é do DECN.

O Instituto Superior Técnico associou-se à Organização Mundial da Propriedade Intelectual para celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual em 26-04-2023. Como resposta ao tema – “Mulheres e Propriedade Intelectual: Acelerando inovação e criatividade” – apresentou seis projetos de mulheres inovadoras, que representam a diversidade e qualidade das invenções nascidas em Portugal. Salientamos aqui o projecto de uma das investigadoras do DECN:

Processo de produção de rolo e membrana submicrométrica de Ga2O3 por implantação iónica

Katharina Lorenz é presidente deste Departamento desde 2023, e diretora-adjunta do Laboratório de Aceleradores e Tecnologias de Radiação (LATR), instalado no Campus Tecnológico e Nuclear do Técnico. É ainda responsável pelo grupo de semicondutores de largo hiato no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN).

No âmbito de uma colaboração entre o INESC MN e o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), nasceu no LATR uma tecnologia que surpreendeu Katharina e a sua equipa: verificaram que quando a superfície de um cristal de óxido de gálio é irradiada com iões energéticos, ocorre uma formação de rolos micrométricos. Este processo inovador produz membranas ultra-finas de óxido de gálio, que é um semicondutor emergente com potencial para aplicações eletrónicas de alta potência e para dispositivos fotónicos. Estas membranas têm uma qualidade cristalina elevada, são transferíveis e flexíveis, e neste momento o grupo está a investigar a incorporação destas nanomembranas em transístores e sensores para radiação UV ou ionizante.

Outros inventores: Marco Peres, Eduardo Alves e Jorge Rocha.

Para saber mais sobre os restantes cinco projectos, siga o link.

Tópicos: