Reconstruindo o legado judaico nos Açores através do estudo das Tóras Sefarditas - C2TN na Revista Açoriano Oriental

Investigadores da Universidade Nova de Lisboa, C2TN e Universidade de Évora e José de Mello, director do Museu Hebraico Sahar Hassamaim, no quadro da Plataforma ERIHS.PT estiveram em Ponta Delgada (Açores), para caracterizar um conjunto de Sepher Torá e outros documentos do Museu Hebraico Sahar Hassamaim e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional.

Utilizando equipamento portátil da infraestrutura do MOLAB-PT, o estudo engloba a caracterização do pergaminho (origem da pele), as tintas utilizadas (principalmente tintas ferro-galha) e a avaliação do estado de conservação. Os resultados obtidos serão úteis para contextualizar esses Sepher Torahs e, futuramente, averiguar a origem de objetos semelhantes.

As Torás foram trazidas por famílias de judeus sefarditas que migraram de Marrocos para os Açores no início do século XIX. Esta comunidade judaica radicada nos Açores desempenhou um papel relevante para o desenvolvimento comercial, artístico e religioso das Ilhas. Estas famílias fundaram a Sinagoga Sahar Hassamain em 1836, e hoje é a mais antiga sinagoga de Portugal construída após a expulsão dos judeus da Península Ibérica.

Mais informação.