Projecto PANORAMA

Novo projeto Marie Sklodowska-Curie ITN (Rede de Formação Inovadora) tendo o DECN/C2TN/IST como participante. Trata-se de um projeto inovador sobre a avaliação do impacto do risco inerente ao funcionamento da REE e a sua divulgação.

EUROPEAN TRAINING NETWORK ON RARE EARTH ELEMENTS ENVIRONMENTAL TRANSFER: FROM ROCK TO HUMAN

• Referência: H2020-EU project 857989.
  • Financiamento Total: €3,6 million; Parcela IST: €475,440.
  • Objectivo: elucidar a divulgação ambiental induzida pelo homem da REE e os efeitos associados à saúde ambiental, apoiando a Europa no desenvolvimento de uma economia limpa, eficiente e circular.
  • Coordenação: University of Rennes, France (Mélanie Davranche, Aline Dia).

• Equipa do Projeto: DECN/C2TN/IST

Reúne as competências de (geo)químicos, (hidro)geólogos e (eco)toxicologistas, trabalhando num consórcio de 14 universidades parceiras e 4 parceiros privados para formar 15 estudantes de doutoramento. O projeto combinará ferramentas de formação e investigação de ponta através de abordagens de campo, análise, experimentação e modelação.