Mestrado em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural

Estão a decorrer até 31 de julho as inscrições para a 1ª edição do Mestrado em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural (MCTPC), que terá início em setembro (ano letivo 2022-2023).

Estão a decorrer até 31 de julho as inscrições para a 1ª edição do Mestrado em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural (MCTPC), que terá início em setembro (ano letivo 2022-2023). Este mestrado, da responsabilidade do DECN, decorrerá já segundo o novo modelo de ensino do IST.

A Preservação do Património Cultural Material é uma área emergente que propõe aplicações das ciências e das tecnologias ao património móvel e imóvel recorrendo preferencialmente a técnicas não destrutivas ou micro invasivas.

Os Mestres em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural estarão aptos a trabalhar, quer em laboratório, quer num museu ou em sítios arqueológicos, ou em empresas com uma visão holística dos tópicos científicos, tecnológicos, técnicos, socioeconómicos e éticos associados ao Património Cultural material. Este mestrado assenta num conjunto vasto de opções curriculares quer do IST, quer da Faculdade de Belas-Artes, Faculdade de Ciências e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Os Mestres em Ciências e Tecnologias para o Património Cultural terão assim competências para trabalhar em sectores públicos e privados tais como Museus, Câmaras Municipais, Casas da Cultura, Empresas de Arqueologia, Empresas de Estudos de Impacte Ambiental, Turismo, Fundações e Leiloeiras, para além da formação profissional e ensino.

Mais informação.