Convite à Manifestação de Interesse para um Cargo Efetivo em Engenharia e Ciências Nucleares

Prazo para manifestações de interesse: 30-10-2023.

O Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa procura jovens doutorados com talento e potencial excecional que possam vir a ser candidatos a Investigador Auxiliar em concursos a abrir em 2024.

Nesse sentido, o DECN está a realizar uma procura aberta de candidatos que estejam interessados ​​em candidatar-se a futuras vagas de cargos efetivos nas áreas de Tecnologias Nucleares e Proteção Radiológica e em Química e Ciências Radiofarmacêuticas.

Requisitos e perfil dos candidatos:
Os potenciais candidatos deverão, até à data da próxima abertura, ter obtido o grau de doutor em Engenharia, Física, Química, Biologia, Geologia ou áreas afins. Possuir excelente registo de publicações, capacidade de angariar financiamento para projetos e um claro potencial para promover e liderar atividades de investigação na área das Ciências e Tecnologias Nucleares, assim como boas capacidades de comunicação e proficiência na língua inglesa.

Espera-se que os candidatos venham a:
1) Desenvolver uma carreira de investigação forte e independente, com reconhecimento nacional e internacional;
2) Desenvolver um programa de investigação capaz de atrair financiamento competitivo a nível nacional e internacional;
3) Orientar alunos de graduação, mestrado e doutorado;
4) Contribuir para programas de ensino de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado);
5) Realizar outras atividades de serviço como docente, interagindo de forma colegiada e mantendo o mais alto padrão de integridade e ética.

Como concorrer:
Os potenciais candidatos deverão submeter os documentos abaixo referidos (num único ficheiro pdf) à Dra. Katharina Lorenz, Presidente da DECN, usando o seguinte e-mail: sec.decn@ctn.tecnico.ulisboa.pt (com o assunto: “Manifestação de interesse para um cargo efetivo no DECN.”).

1. Carta de motivação (máximo 2 páginas);
  2. Curriculum vitae incluindo a lista de publicações e ORCID ID;
  3. Uma seleção de até 10 (dez) publicações ou contribuições científicas relevantes nos últimos 5 (cinco) anos, detalhando a contribuição do candidato (máximo 2 páginas);
  4. Nomes e contactos de três referências, a quem poderão ser solicitadas cartas de recomendação;
  5. Breve proposta de programa de investigação em Ciências e Tecnologias Nucleares (máx. 2 páginas).

Prazo para apresentação de manifestações:
Será dada plena consideração às manifestações de interesse recebidas até 30 de outubro de 2023.

NB: Este anúncio não é garantia de abertura de uma posição permanente. As manifestações de interesse recebidas contribuirão para a decisão do DECN/IST sobre a abertura ou não de concursos oficiais.

Sobre o IST (ULisboa):
O IST é a melhor escola de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Portugal e uma das melhores da Europa. O IST proporciona um ambiente de aprendizagem inspirador de classe mundial, ao mesmo tempo que realiza investigação de ponta com impacto global. As realizações notáveis ​​do IST, o seu perfil institucional único e a sua localização privilegiada em Lisboa, juntamente com a elevada qualidade dos seus alunos, ex-alunos, professores e funcionários, fazem dele uma verdadeira escola para o mundo.

Trajetória de permanência no IST-ULisboa:
Esta procura aberta é direccionada a candidatos interessados ​​em ingressar em cargos de investigador efetivo com uma nomeação inicial de 3 anos. Findo este prazo, e após avaliação bem-sucedida, o emprego temporário será convertido em cargo permanente. Durante o período probatório de 3 anos o docente júnior será submetido a um Programa de Mentoria que visa promover a integração e adaptação à cultura do IST. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de uma carreira académica com impacto internacional. O Programa também pretende apoiar docentes juniores através de um pacote inicial, um incentivo para licenças sabáticas parciais no exterior durante o período de estabilidade, bem como acesso a um Programa de Aceleração ERC interno.

Salário e benefícios:
O IST-ULisboa é uma instituição pública que oferece salários e benefícios competitivos de acordo com as leis e regulamentos nacionais. Estas incluem a possibilidade de adesão ao plano de saúde dos funcionários públicos, beneficiando de uma ampla escolha de serviços de saúde nacionais privados e públicos a preços reduzidos, o uso de licença de maternidade e licença de paternidade em caso de parto, e outros benefícios sociais.